O bruxismo é um desequilíbrio funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, podendo provocar desgaste e mobilidade dental. Nos casos mais graves, podem ocorrer também reabsorção óssea e desgaste na articulação da mandíbula (Articulação Temporo-Mandibular - ATM).
O paciente pode apresentar sintomas como:
- Dor de cabeça
- Dor e/ou estalos durante abertura da boca.
- Dor e zumbido no ouvido
Normalmente, a disfunção está ligada a fatores emocionais como estresse, tensão e ansiedade, ou fatores físicos como problema de oclusão (dentes mal posicionados ou ausentes) e articulares.
O tratamento medicamentoso pode ser feito com relaxantes musculares, ansiolíticos (controle emocional), anti-inflamatórios e analgésicos. O uso de placas miorrelaxantes, feitas por dentistas, também é indicado. Estas placas são confeccionadas em acrílico rígido e ajustadas individualmente. Elas aliviam a tensão muscular e evitam o atrito entre os dentes.
Para um correto diagnóstico deve-se procurar um dentista e informar se apresenta alguns dos sintomas descritos. Muitas vezes o cônjuge, ou o parente que mora com você, pode observar se durante o sono ouve um ranger dos dentes.
Para evitar as crises de bruxismo recomenda-se:
- Não apertar os dentes, quando estiver empenhando uma tarefa ou situação mais complicada.
- Não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo.
- Praticar atividade física regularmente, o que ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade.
Fonte: Ybrasil
www.SHOWJA.com.br - O melhor está aqui!